domingo, 15 de março de 2009

Apresentação


Conseguir fazer a transposição dos dilemas da existência humana na força bruta da rima, talhada numa linguagem crua, verdadeira, artística e literária, penetrando nos umbrais das fendas da alma, no tecido social, permeando os mais difíceis temas, desde a composição artística ao grito do íntimo do ser; de forma convincente, numa linguagem de plumagem escorregadia, rápida, viva, sublime, conduzindo o leitor a fazer uma revisão de suas atitudes; diante da passagem existencial, é para mim algo que só pude encontrar na linguagem poética do jovem Pedro Guedes Rolim, a força de sua poesia está no ponto iniciático da possibilidade de um novo ser, um novo caminho, uma nova luz!
O poeta dá o passo inicial, num encaixe de malabarismo lírico, onde consegue problematizar a nossa cultura, a nossa religiosidade e enfim no sopro efêmero do temporal da existência; os conflitos já não são conflitos, mas sim, referenciais para várias interpretações da rolagem do homem na bola azulada.
Ler Pedro Guedes Rolim é abrir uma cortina para desconstrução do homem velho para a construção do homem luz... O homem que tem responsabilidade para com o meio social em que vive, cada verso é um convite à mudança do velho para o novo, é navegar no oceano da cultura, mas não a cultura do conformismo, do estático, pois o poeta se lança nas linhas elásticas do “eu” poético e sobrevoa nos mais longínquos horizontes da imaginação, trazendo para o leitor a poesia ritmada, a rima polida, a poesia lapidar, a poesia lição de vida, a poesia arte.
Praza Deus, Pedro Guedes Rolim possa dar continuidade a este lirismo artístico literário, tão raro, tão nobre, tão caro, nesta tarefa tão árdua que é a de esculpir na alma humana a paisagem poética, bem delineada, bem torneada, versos precisos, luzes para uma vida. Luzes para um ser, luz para um novo mundo.
Parabéns, Pedro Guedes Rolim por semear de forma precisa a poesia do equilíbrio racional poético na engenharia da construção continuada da sociedade humana.


Luiz Domingos de Luna
Aurora /Maio, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário