domingo, 15 de março de 2009

Notas sobre o autor

Pedro Guedes Rolim nasceu no dia 04 de fevereiro de 1966. Natural de Cajazeiras, na Paraíba, chegou ao Ceará no ano de 1981 ainda muito jovem, com 14 anos de idade, fixou residência no Sítio Queimadas e posteriormente no Riacho Seco, Município de Barro-CE. No ano de 1983 aos 16 anos, ingressa no Seminário Nossa Senhora da Assunção de Cajazeiras-PB, sua terra natal, onde conclui o Ensino Médio, antigo Científico e ingressa, por sua vez no Curso de Filosofia em Maceió - Alagoas, isso em 1988. Foi neste ano que Pedro Guedes Rolim desistiu da caminhada sacerdotal, sem chegar a concluir o Curso de Filosofia. Já no Seminário Menor, em Cajazeiras, ainda conseguiu assumir algumas funções: Presidente do Grêmio Estudantil, Regente de Turma, (uma espécie de coordenador), chefe de liturgia e professor substituto, sobrando tempo ainda para catalogar várias poesias. Uma delas está neste compêndio, intitulada Efêmera Dúvida, deixando transparecer um pouco a sua indecisão em relação à vocação religiosa.
No ano de 1992, começa a trabalhar como radialista na Rádio Boa Esperança de Barro-CE. Em 1993, de volta a Cajazeiras, fica por um certo tempo na cidade, onde chega a assumir a função de auxiliar de redação na Rádio Difusora AM. No mesmo ano retorna ao Ceará, abraçando definitivamente a profissão de radialista, chegando a profissionalizar-se, depois de um bom período de serviços prestados no Rádio. Hoje é integrante do Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará. Mas, uma das coisas que mais gosta, é fazer poesias, aproveitando sempre os bons momentos de inspiração.
Sua poesia é simples, atrativa e de fácil assimilação. O autor segue a linha de poeta declamador, aquele que escreve e declama versos, sem ser necessariamente um poeta repentista. Pedro Guedes Rolim aos poucos, vem buscando o seu espaço na Cultura Regional. Pouco tem se apresentado em público, seus trabalhos têm sido divulgados especialmente no Rádio, contando com o apoio até então, dos colegas radialistas.
Outras divulgações também já foram feitas na imprensa escrita, com maior especialidade quando ele, no ano de 2002, foi um dos vencedores do Feserp, Festival Sertanejo de Poesia (Prêmio Augusto dos Anjos), realizado na cidade de Aparecida – PB, quando conseguiu ficar em 2º lugar, com o trabalho intitulado “A Poesia Chorou Com a Morte de Patativa”, concorrendo com outros poetas escritores de várias regiões do Brasil, isto porque, o Feserp é um evento realizado a nível nacional. O autor recebeu certificado de participação, troféu Augusto dos Anjos e título de menção honrosa.
As suas melhores poesias estão reunidas neste livro, a grande maioria surgidas em Aurora, onde reside atualmente, terra que é considerada como reveladora de talentos, onde adotou também este valoroso poeta popular que tem dado inegavelmente, a sua contribuição com a cultura local e regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário