domingo, 15 de março de 2009

Esta poesia lembra que existe em cada um de nós a recordação de um caminho, uma localidade, ou qualquer um outro setor que trafegamos, principalmente na infância, que nos deixa saudade, muita saudade...

Quero passar novamente
No caminho da saudade.

Sei que nesta caminhada
Que seguimos pela vida
Uma vereda querida
Sempre em nós fica guardada:
Um caminho, uma estrada
Que nos levou pra cidade,
Ou qualquer localidade,
Deixa lembrança na gente,
Quero passar novamente
No caminho da saudade.

Sempre recordo um caminho
De um lugar onde eu morava,
Que por lá sempre passava
Acompanhado ou sozinho.
Muitas vezes, bem cedinho
Sabia de uma novidade
Que alguém da comunidade
Espalhava de repente
Quero passar novamente
No caminho da saudade.

Quero de novo passar
No caminho de lembrança
Pois não perco a esperança
De um dia contemplar
As paisagens do lugar
E o que mudou de verdade
Naquela localidade
Que guardei em minha mente
Quero passar novamente
No caminho da saudade.

Quero rever com carinho
A nossa pobre casinha
Onde morei e que tinha
Sempre lá um bom vizinho.
Todos naquele caminho
Passavam com normalidade
Pois era uma felicidade
Conviver com aquela gente
Quero passar novamente
No caminho da saudade.

Quero olhar a calçada
Onde caíram tijolos
Talvez juntar os miolos
De telha velha quebra
Ver o lugar da latada
Onde eu ficava à vontade,
Muito serviu, na verdade,
Pro passatempo da gente
Quero passar novamente
No caminho da saudade.

O caminho dá acesso
A trilha para um riacho
Descendo ladeira abaixo
Não é difícil o regresso
Para chegar lá não meço
Minha força de vontade
Para ver a localidade
Na qual eu fui tão contente,
Quero passar novamente
No caminho da saudade.

Neste caminho eu passava
Para ir a minha escola
E até pra jogar bola
Nele também trafegava
Pois ele centralizava
Sempre uma infinidade
De veredas pra cidade
Ou setor adjacente
Quero passar novamente
No caminho da saudade.

Aquele trecho faz lembrar
Um tempo de alegria
Aonde papai sempre ia
Para feira do lugar
Tudo queria comprar
Pra nossa necessidade
E com muita ansiedade
Lhe esperava no batente
Quero passar novamente
No caminho da saudade.

Essas são recordações
Guardadas no pensamento
Que aliviam algum lamento
E até incompreensões
Mas são essas emoções
Que vivi com intensidade,
Uma tal felicidade
Que não acho no presente
Quero passar novamente
No caminho da saudade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário